Bem-vindo(a) à Universidade do Algarve.
O processo de Matrícula e Inscrição (3.ª fase) realiza-se de 29 de outubro a 2 de novembro e será online e presencial.

3Bibliotecas

Se te candidataste à UAlg, na 3.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso Ensino Superior 2021/22, então esta informação é para ti:​​

  • A matrícula e inscrição dependem do pagamento integral da propina ou do pagamento da 1.ª prestação e taxa de inscrição. Para tal, durante o teu processo de registo na plataforma online terás acesso à informação necessária para poderes realizar o pagamento.
     
  • Os candidatos colocados nas licenciaturas em Biologia, em Biologia Marinha, em Ciências Farmacêuticas e em Engenharia Informática devem consultar este documento, antes de realizarem a matrícula e inscrição.

Documentos digitais necessários no ato de matrícula

  • Documento de Identificação
  • Cartão de Contribuinte
  • Fotografia a cores
  • Boletim Individual de Saúde com a vacina Antitetânica atualizada
  • Pagamento do seguro escolar com a 1.ª prestação das propinas (25€+172 Euros), efetuada através de multibanco no ato da inscrição. Não são permitidos pagamentos em numerário, cheque, depósito bancário ou transferência bancária
  • Os candidatos colocados na licenciatura em Desporto têm submeter o Impresso do Pré-Requisito B, preenchido pelo médico (descarregar aqui o impresso)
  • Os candidatos colocados na licenciatura em Fisioterapia têm de submeter o Impresso do Pré-Requisito A, preenchido pelo médico (descarregar aqui o impresso)
  • Caso tenhas apresentado candidatura a bolsa de estudos deverás submeter o respetivo comprovativo
  • Se fores estudante não nacional de um Estado-membro da União Europeia, deverás submeter declaração emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras com contagem do tempo de residência legal em Portugal que deverá ser superior a dois anos de forma ininterrupta, desde 1 de janeiro de 2019. Caso sejas filho de residente nas mesmas condições deverás igualmente apresentar declaração emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, com a ressalva que o tempo de residência para estudo não releva para este efeito.
  • Se pretendes requerer o Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais deverás submeter relatórios médicos ou outros comprovativos da situação de doença ou incapacidade
  • Se pretendes usufruir do Estatuto Trabalhador Estudante deverás submeter declaração da entidade patronal (mencionando se és funcionário efetivo ou contratado e neste último caso, indicar o início e o fim do mesmo)

 

  • Está disponível uma linha de apoio +351 289 244 457 (das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00), para esclarecimento de dúvidas no processo de matrícula online; alojamento e bolsas de estudo de ação social.
     
  • Agendamento para matrícula presencial: caso surjam algumas dificuldades na tua matrícula/inscrição, poderás deslocar-te ao Balcão de Estudante do Campus da Penha da Universidade do Algarve. Para tal, é obrigatório efetuar agendamento aqui.

Bolsas de Estudos dos Serviços de Ação Social

  • A candidatura a Bolsa de Estudo é feita exclusivamente online através da plataforma informática da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). Se estás a candidatar-te pela 1.ª vez deverás obter as tuas credenciais de acesso ao preenchimento do formulário de candidatura. Mais informação aqui
    Nota: Os alunos com Escalão 1 de abono de família, após submeterem a candidatura a Bolsa de Estudo recebem automaticamente a Bolsa igual ao valor das propinas.

Bolsas de Estudo do Programa +Superior

  • Os alunos do 1.º ano, deslocados da sua região de origem, podem ainda candidatar-se a Bolsas de Estudo do Programa +Superior. Só podem candidatar-se no 1.º Ano de ingresso, têm de ser deslocados da sua região de origem e frequentar universidades periféricas. 

Alojamento

  • A candidatura para Alojamento universitário dos Serviços de Ação Social (SAS) para o ano letivo de 2021/2022, para os estudantes de 1.º ano, que vão frequentar pela 1.ª vez a Universidade do Algarve deve ser realizada através de formulário online (brevemente disponível).

Apoio no esclarecimento de dúvidas

  • Está disponível uma linha de apoio +351 289 244 457 (das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00), para esclarecimento de dúvidas sobre alojamento e bolsas de estudo de ação social.
     
  • Agendamento para apoio presencial: caso surjam algumas dificuldades sobre bolsas e alojamento, poderás deslocar-te aos Serviços de Ação Social, no Campus da Penha para obteres ajuda. Para tal, é obrigatório efetuar agendamento aqui.

Alojamento particular através de parcerias com operadores locais

A Universidade do Algarve, através dos Serviços de Ação Social, estabeleceu parceria com vários operadores de Alojamento Local (AL), com o objetivo de continuar a dar resposta ao aumento do número de camas destinadas a estudantes deslocados.

Consultar informação aqui.

Alojamento particular

​​​Se desejares começar, desde já, a procurar alojamento particular, os seguintes contactos abaixo poderão ser úteis, também poderás encontrar mais informações em grupos e anúncios nas redes sociais:

Com o apoio da Caixa Geral de Depósitos

Imagem
CGD

 

Imagem
CGD

 

 

  • ​​​​O Cartão de Estudante é essencial para o teu dia a dia dentro da tua Instituição de Ensino Superior e permite-te gerir a tua vida a nível financeiro e académico. É obrigatório e gratuito. As matrículas da tua Universidade contam com o apoio da Caixa Geral de Depósitos. A CGD apoia o teu futuro e é responsável pela emissão do Cartão de Estudante.
     
  • Para solicitares o teu cartão de estudante online deverás ter a tua chave móvel digital . A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login. Este mecanismo associa um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português, e o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro.
     
  • Caso ainda não tenhas a Chave Móvel Digital solicita já pois vai precisar para concluíres o processo de obtenção do teu cartão de estudante sem saíres de casa.  A ativação da chave móvel digital está disponível em  www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital.
     
  • Caso necessites de ajuda para o cartão de estudante, poderás dirigir-te ao balcão da Caixa Geral de Depósitos na Penha, em Faro (junto aos Bombeiros Municipais).

O passe sub23 destina-se aos estudantes até aos 23 anos, inclusive, e aos estudantes inscritos no curso de Medicina, até aos 24 anos de idade. Para obter a declaração para o Passe Sub23,  depois de completares o teu processo de matrícula, deverás aceder à tua área de aluno no Portal Académico e escolher, dentro da opção Atividades Letivas, o item “Requisitar Documentos”.

Dentro desse tópico, segue os seguintes passos:

  • Seleciona o item Passe SUB23@SUPERIOR.PT  
  • Clica em “Adicionar Documentos”  
  • Escolhe o modo de entrega “Modo de entrega online”  
  • Seleciona o Ano letivo  
  • Clica em “Comprar” (Nota: este documento não tem qualquer custo)  
  • Confirma

Após seguires os passos anteriores, deverás ir ao separador “Documentos” e selecionar “Consultar”. Clica no item “Passe SUB23@SUPERIOR.PT” e será aberta uma página que poderás guardar/imprimir com o documento requisitado.

O documento já estará assinado digitalmente e deverá ser entregue na empresa de transportes onde desejas emitir o teu passe. Caso sejas estudante bolseiro, deves descarregar o documento e depois enviar para sasbolsas@ualg.pt para ser assinado pelos serviços.

Nota: Os estudantes Bolseiros têm um desconto de 60% na aquisição do Passe Sub23 para utilização dos transportes públicos (comboio/autocarro)

Poderás fazer o pedido de passe nos seguintes locais:

  • Centro de cópias da Associação Académica (Penha e Gambelas)
  • Terminal rodoviário Eva Transportes
  • Terminal Rodoviário Próximo

Iniciando-se o ano letivo 2021/2022 com retoma de atividades de ensino presencial, mantêm-se ainda algumas medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19).

​​​​​ As aulas têm início no dia 04 de outubro. Consulta aqui o calendário escolar.

O horário do teu curso pode ser consultado, após concluíres o teu processo de matrícula, na intranet em https://ualgnet.ualg.pt/ » opção agenda.

A Universidade do Algarve, com o patrocínio de várias empresas que pretendem associar-se a estudantes de excelência, vai atribuir bolsas aos melhores alunos que ingressem na UAlg em 2021/2022. 

Vê aqui como podes chegar aos campi da UAlg.

Se te deslocares de autocarro acede à página do Próximo (A rede Próximo já está disponível no Google Maps) ou à página da CP, se te deslocares de comboio.

Sabe mais sobre os serviços que estão à tua disposição no menu Viver do site, como alimentação; saúde e bem-estar; voluntariado; desporto; UAlg Eco Bike; entre outras valências.