UAlg é certificada como Healthy Campus de grau “Ouro”

A Universidade do Algarve alcançou o grau de certificação “Ouro” no programa de “Healthy Campus” atribuído pala International University Sports Federation (FISU).

O programa de Certificação Mundial Healthy Campus envolve universidades de mais de 30 países e procura avaliar as boas práticas que podem contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar nos campus universitários.

O levantamento das boas práticas desenvolvidas pela UAlg foi feito pelo Grupo de Trabalho UAlg + Saudável, coordenado pelo vice-reitor Saúl de Jesus. Já o representante para esta certificação é Nuno Rodrigues, professor do Gabinete de Desporto da Associação Académica da Universidade do Algarve.

As Universidades são avaliadas em 100 parâmetros, distribuídos por sete áreas, seis das quais operacionais (Desporto e Atividade Física; Nutrição; Prevenção de Doenças; Saúde Mental e Social; Comportamentos de Risco; Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade social) e uma área transversal, relacionada com a Gestão e Liderança do Campus Saudável.

Para a obtenção do grau “Ouro”, as instituições têm que cumprir os requisitos em mais de 80 indicadores.

Dos diversos domínios em avaliação, a UAlg destacou-se no domínio da “Saúde Mental e Social”, tendo conseguido avaliação em todos os indicadores de boas práticas.

Como exemplo de boas práticas na UAlg, a FISU salienta o “Plano de Promoção do Sucesso Académico e Prevenção do Abandono Escolar (PPSAPAE)”, que procura promover competências de métodos de estudo e de gestão do tempo nos estudantes da UAlg, sendo complementado por três outras iniciativas: "SOS Abandono", "Programa Interculturalidade e Mindfulness" e "Curso online Competências para a Vida".