Alunos de excelência escolhem FMCB para começar a desenhar o seu futuro

Iris Moreira, Daniel Sares e Tomás Costa são alunos de Ciências Biomédicas e estão entre os 10 estudantes premiados no passado dia 26 de maio com as Bolsas de Excelência da Universidade do Algarve.

Tendo todos terminado o ensino secundário com uma média acima dos 18 valores, houve, entre eles, uma escolha unânime: todos elegeram a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas para começar a desenhar o seu futuro.

Quando questionada sobre o motivo da sua escolha, Iris Moreira, não tem dúvidas em afirmar: “A investigação na área da saúde é muito cativante”. A par disso, Daniel Sares destaca o fator proximidade. “Não apenas a proximidade geográfica, mas também a proximidade entre alunos e professores. Os professores são muito prestáveis e tenho-me sentido muito apoiado”.

Naquele que, para muitos, é o primeiro ano fora de casa, Daniel assegura o papel fundamental da universidade e da faculdade no processo de adaptação.

Para Tomás que, como nos explica, “era como a maioria dos estudantes do ensino secundário, que ainda não sabe bem o que quer”, o Curso de Ciências Biomédicas foi a chave para resolver o enigma do seu futuro: “Vi que o curso conjugava unidades curriculares mais viradas para a Medicina e outras para a investigação e que nos permitia ter uma porta aberta para cada um destes ramos”.

Hoje sonha com um possível mestrado em Medicina ou em Oncobiologia, áreas pelas quais manifesta especial apreço.

Reconhecendo a importância das Bolsas de Excelências como alavanca para estes jovens estudantes, Iris Moreira agradece a oportunidade: “esta iniciativa é uma aposta nos alunos para que, independentemente da sua situação financeira, possam pôr em prática as suas capacidades, tornando-se nos próximos profissionais de excelência e proporcionando o bem-estar desta e das próximas gerações”.

Ainda a frequentar o primeiro ano do curso, e com a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas como pano de fundo, Iris Moreira, Daniel Sares e Tomás Costa falam a uma só voz, deixando a certeza de que “estes três anos vão servir para trilhar o nosso futuro a partir daqui”.