UAlg acolheu Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

O 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES) decorreu na Universidade do Algarve, nos dias 6 e 7 de julho, e contou com a participação do secretário de estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.
Universidade do Algarve

Segundo a organização, “houve uma resposta muito positiva à submissão de resumos para a edição de 2023. Foram recebidos 143 resumos, de 330 autores diferentes, tendo sido apresentados 125 resumos, de 293 autores, 109 comunicações orais e 16 posters, em cinco sessões paralelas".

Os autores, provenientes de cerca de 30 instituições de ensino superior de norte a sul do país, universidades e politécnicos, do ensino público e privado, distribuíram-se da seguinte forma: Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do  Minho, Universidade de Aveiro, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Setúbal, Universidade Portucalense, Universidade Lusófona, entre outras.

O CNaPPES.23 contou com dois oradores convidados para duas conferências plenárias: Pedro Nuno Teixeira, secretário de estado do Ensino Superior, e Arlindo Oliveira, do Instituto Superior Técnico do Universidade de Lisboa.

O CNaPPES é um encontro anual de docentes cujo objetivo central é partilhar e disseminar práticas pedagógicas em curso nas instituições de ensino superior portuguesas. Foi criado para permitir e promover a partilha de metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação no Ensino Superior, em particular de práticas pedagógicas inovadoras, independentemente da área do conhecimento e das áreas geográficas de origem, agregando o Ensino Universitário e o Ensino Politécnico.  Pretende-se dar continuidade ao projeto que visa valorizar e promover a excelência pedagógica no Ensino Superior e contribuir para a criação de comunidades de práticas inovadoras, num ambiente que promova o convívio e a partilha de ideias, de materiais e de projetos.

Esta iniciativa enquadra-se nas iniciativas estratégicas da UAlg e é uma das atividades previstas no projeto institucional UAlg+Skills4All âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Logotipos PRR