UAlg renova Carta Erasmus para 2021-2027

A Universidade do Algarve volta a ser contemplada com a Carta Erasmus que constitui um selo de garantia de qualidade para cooperação europeia e internacional no Ensino Superior.

A candidatura foi apresentada pela UAlg, em maio do ano passado, à Comissão Europeia para renovação da Carta Erasmus para o Ensino Superior (Erasmus Charter for Higher Education, ECHE), no âmbito do novo novo Programa Erasmus+ para 2021-2027, lançado recentemente.

A renovação da Carta Erasmus reflete os princípios fundamentais a respeitar no âmbito do Programa Erasmus+ e vem reforçar a consolidação da internacionalização da UAlg, com impacto a médio e longo prazo. Importa destacar algumas das ações até aqui desenvolvidas, como o aumento e diversificação das mobilidades internacionais (estudantes, docentes, investigadores e funcionários) e a “internacionalização em Casa”; o contributo para o desenvolvimento e a reforma curricular, proporcionando uma maior flexibilização e internacionalização do percurso formativo e potenciando a aquisição de competências futuras; a institucionalização de um quadro de reconhecimento académico transparente, justo e ágil, em total sintonia com as normas europeias; a promoção de cursos avançados de curta duração, a grande aposta nos graus conjuntos; o fomento de parcerias e alianças estratégicas; entre outras.

Simultaneamente, a UAlg compromete-se com os objetivos delineados na Declaração de Política Erasmus, documento público que pode ser consultado aqui.